domingo, 1 de abril de 2018

As 10 personagens femininas mais hipersexualizadas do mundo nerd



Por Davi Paiva

Falar sobre a exploração da imagem feminina sempre dá dor de cabeça. Na maioria das vezes, os argumentos são repetidos e manjados, tais como “essas obras são para o público masculino, e é isso que eles gostam”, “é para ser legal. Não é para ser real”, “de Conan, 300 e He-Man” você não fala nada”, “se não gosta, não consuma”, entre outros.

Apesar de tudo, acho importante discutirmos isso. Mulheres colecionam quadrinhos, jogam videogame e cardgames, veem filmes de super-heróis e seriados e fazem cosplay. Se elas estão consumindo material que antes era considerado somente para homens, nada mais natural que avaliar sobre como as imagens delas são representada, para não termos mais do mesmo.

Antes de tudo, vamos começar uma rápida definição de hipersexualização. Quando uma personagem usa poucas ou nenhuma peças de roupa e as suas imagens sempre são exaltando seus dotes (peito, coxas e bunda, para ser direto), temos uma personagem hipersexualizada. Às vezes, os artistas vão tão longe que quebram colunas só para a personagem mostrar os seios e o quadril na mesma imagem e isso, infelizmente, é um tiro no pé para todos.


Pobre coluna da Selina...


Claro que podem usar argumentos manjados como “ela luta e seduz ao mesmo tempo”, “mulheres não aguentam o peso de uma armadura”, entre outros. Todavia, nem todo argumento do mundo justifica por que algumas personagens são sempre colocadas em poses que, se fossem reprisadas por um homem, gerariam vergonha alheia.


Como saber se uma personagem é hipersexualizada: coloque um homem fazendo a mesma pose que ela.


Momentos nos quais o contexto se justifica para uma personagem ser do jeito que é são bem raros. Um exemplo é o da Morrigan, do jogo “Darkstalkers”. Por ela ser uma súcubo, é natural que ela seja uma personagem que busque atrair seus inimigos sexualmente falando. Já nos exemplos que citarei abaixo, é preciso uma boa desculpa para tais personagens se vestirem tão pouco ou serem sempre representadas em poses tão ousadas...

Da mesma forma que a lista de espadas que publiquei aqui no Detonerds, esta foi feita com base em opiniões pessoais e de amigos. E da mesma forma, ela também não tem como objetivo ser uma verdade absoluta. Vocês podem achar que faltou personagem X, Y ou Z. Porém, se eu tive espaço para criar a minha lista, vocês também podem criar um espaço para criar a lista de vocês com as personagens que quiserem. Eu, particularmente, fiz uma foto de capa com as que poderiam entrar nesta lista, mas preferi deixar de lado por crer que as dez escolhidas já estão bem forçadas...

Sem mais delongas, vamos às personagens.


1 – Red Sonja (Conan)


Alguém ainda vai me explicar como uma mulher vai para um pântano de biquíni...


Aliada do Conan, a ruiva já enfrentou todo o tipo de inimigos ao lado do bárbaro mais famoso das HQs. E se fizerem uma pesquisa rápida no Google, verão que ela é sempre retratada com seu famoso sutiã metálico.

Será que ela tem tanto medo de levar flechada no mamilos ou uma camiseta de manga longa é tão pesada assim?


2 – Witchblade


Armadura boa, hein? O tronco fica aberto como uma avenida...


Sara Pezzini era uma policial que achou um artefato místico que a transforma na Witchblade, uma guerreira seminua com poderes místicos e... é só isso mesmo. Novamente, outra personagem altamente vulnerável.


3 – Niele (Holy Avenger)


Niele e Wynna. Como dizem por aí... desculpa de aleijado é muleta!


Nem os brasileiros fazem a diferença, hein? Como dizem, 7 a 1 foi pouco...

Holy Avenger foi o mangá produzido pela galera da revista de RPG Dragão Brasil para divulgar o famoso mundo criado por eles, Tormenta. No quadrinho, Niele é uma elfa tão simpática quanto seminua portadora de um cajado místico que lhe rende a fama de ser a maga mais poderosa do continente de Arton.

Apesar da justificativa que essa é a roupa usada por Wynna, a deusa da magia, é mais fácil crer que eles inventaram a roupa da deusa para justificar a nudez do que admitir que a nudez é para atrair otakus bronheiros...


4 – Felicia (Darkstalkers)


Fetiche level 99


Os japoneses possuem um fetiche por mulheres com fantasia de gato (Neko). E o jogo Darkstalkers explora isso no enésimo nível, como podem ver na imagem...


5 – Mai (Fatal Fury / The King of Fighters)


Não adianta ficar esperando: os seios dela não vão balançar nesta imagem...


Se nenhum nerd bronheiro quis me xingar até agora, com certeza ele vai.
Mai Shiranui é a ninja de seios balançantes da franquia Fatal Fury que migrou para The King of Fighters. E como toda ninja, precisava ser discreta e mortal. E como ela faz isso: seminua!


6 – Bayonetta


Lidem com isso.


Dos mesmos criadores de Devil May Cry, Bayonetta é uma personagem que usa armas de fogo e magia para liquidar inimigos e ficar nua a cada golpe.

Por que será?

7 – Emma Frost (X-Men)


Ela não sente frio?


Ora inimiga, ora aliada, Emma Frost é uma mutante com poderes telepáticos e capacidade de transformar a pele em diamante, ganhando alta resistência e imunidade à telepatia.

Porém, nada disso justifica o fato de ela ficar andando com menos roupa do que a da imagem escolhida...


8 – Vampirella


Será que no mundo dela fazia muito calor?


Vinda de um planeta onde vampiros bebem sangue como se fosse água, Vampirella é mais uma daquelas personagens que força a barra no fator “seduzo para atacar” e usa menos roupa do que a Nana Gouveia...


9 – Elektra (Demolidor)


O que esse pessoal tem com a cor vermelha?


Teoricamente formada na mesma escola de ninjas da Mai Shiranui, Elektra Natchios é uma aliada/amante/peguete do Demolidor que também deve ver muita desvantagem em usar muitas roupas nas HQs. Sorte que a série mudou isso.

Menção honrosa: Psylocke, dos X-Men. A Marvel não parece gostar muito de ninjas...


Que pose, hein?


10 – Angela (Spawn)


Se o Spawn quiser, pode acertar N pontos vitais na Angela...


Uma das mais famosas caçadoras de demônios também não poupa esforços em mostrar barriga tanquinho e coxas grossas para caçar Spawns...

Como podem ver, esse artigo não visa ser uma visão aprofundada, não leva em consideração que a Vampirella sofre forte influência das novelas pulp, não está nem aí para qualquer citação de qualquer Kojima da vida e não quer nem saber do poder aquisitivo do mercado punheteiro.


 Se você está esperando que eu fale sobre a hipersexualização do homem, essa tirinha fala por mim


Este texto é curto porque a explicação inicial e as imagens falam por si. Se você quiser debater e não tiver nenhum argumento manjado como os que indiquei no primeiro parágrafo, por favor, fale comigo nos comentários, na página de Facebook do blog ou até no meu perfil na mesma rede social.

Sem mais.


 Aprendam com a Disney como colocar uma mulher em uma foto sem ela parecer que está no rótulo de uma garrafa de catuaba...

4 comentários:

  1. Velho o resto eu nem ligo mas a Bayonetta e a ema Frost não da cara ,a Bayonetta ela usa armas de fogo e magia de invocação e artes marciais, ela fica quase nua em cada ataque pois sua magia é baseada em seu cabelo, que no causo é sua roupa e é feita de cabelo e conforme maior a invocação do poder mais cabelo ela precisa, e a ema Frost respondendo a sua pergunta não ela não sente frio pois ela usa as suas abilidades pisíquicas para criar uma cama de de energia que mantém o corpo aquecido, e não precisa nem falar porque ela não precisa usar armadura né, mas se você não sabe o corpo dela é feito de diamante né cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado pela leitura do artigo e pelo comentário.
      Sobre a Bayonetta: em minha humilde opinião, ela ainda conta como personagem hipersexualizada, pois a justificativa beira a uma desculpa para dizer "quando isso ocorre, ela fica nua" e não "ela fica nua por esse motivo".
      Sobre a Emma Frost: obrigado pela explicação, mas soa igual à explicação da Bayonetta. Isto é, um poder justifica a nudez. E por último, ter pele invulnerável (estou ciente deste poder também. Obrigado mesmo assim) não é desculpa para ser uma personagem seminua. O Colossus, por exemplo, tem pele de aço e um de seus uniformes mais casuais, quando não é o "maiô", é o colete com calça.

      Mais uma vez, obrigado.

      Excluir
    2. Emma Frost é telepata, nunca mostrou ela usando sua energia psiquica para"se aquecer" E a pela dela não é feita de diamante. ela pode SE TRANSFORMAR em diamante,mas aí perde seus poderes telepaticos. E isso aconteceu depois da destruição de Genosha anos atrás quando surgiram as mutações secundárias. Antes disto ela não tinha esse poder.

      Excluir
  2. De todas ai a unica que eu gosto é a Bayonetta já que eu gargalho mais de tão escrachado que é a sexualização dela do que fico exitado, e não eu não a defendo, é ridículo de tão escrachado que isso é. E para aqueles que dizem que tem justificativa, pense se o Goku SSJ5 ele subistituir toda sua roupa por pelo, e quanto mais Kamehameha ele solta menos pelo ele tem. Puxado.

    ResponderExcluir