domingo, 11 de junho de 2017

Como Jogar Xadrez Às Cegas



Por Davi Paiva

Esse método é usado tanto por deficientes visuais quanto para registrar uma partida. É complicado, mas vale a pena saber.

O tabuleiro é dividido em oito colunas (A a H, sendo A o lado esquerdo das brancas e H, o lado direito) e oito fileiras (1 a 8, sendo 1 o a fileira onde ficam as torres, cavalos, bispos, rei e dama BRANCOS. Na 8, ficam as peças pretas). Então, a casa onde a dama branca começa é d1 assim como a h8 é onde fica a torre negra.


Tabuleiro “numerado”


As peças são chamadas por iniciais: Rei (R), Dama (D), Bispo (B), Cavalo (C) e Torre (T). Peões não possuem nome, a não ser que o contexto obrigue. Nesse caso, são chamados de P. Em qualquer outro caso, a casa para qual vão será o seu "nome".

Cada jogada é acompanhada do número do seu turno. Então, por exemplo:

1. e4

O "1." quer dizer que essa é a primeira jogada do duelo. E "e4" quer dizer que o peão do rei avançou duas casas.

1. ... d5

As reticências são para não repetir o "e4". E o "d5" é a resposta das pretas: avançar o peão da dama duas casas. Anotando, fica assim:

1. e4 d5

Daí, poderíamos continuar:

2. Cc3 e6

3. Cf3 Bb4

4. d3 Bxc3

Essa parte "Bxc3" significa que o Bispo matou a peça que estava em c3. E como sabemos, havia um cavalo em c3.

O Xadrez anotado possui legendas próprias.

x: uma peça matou o que estava na casa;

+: xeque;

++: xeque mate;

0-0-0: grande roque (o roque do lado esquerdo das brancas, no qual sobra duas casas);

0-0: pequeno roque (o roque do lado direito das brancas, no qual sobra uma casa);

a.p: tomada "en passant".

Ainda há outros termos ("!" para boas jogadas, "!!" para jogadas muito boas, "?" para jogadas ruins, "??" para jogadas muito ruins, etc.). Mas esses são usados por quem analisa uma partida. Não cabe a um jogador avaliar a jogada do outro.

Então, para ficar mais prático, vamos a um duelo onde as brancas vencem por mate na Guerra Relâmpago, popularmente chamada de Pastorzinho:

1. e4 e5

2. Bb4 Bb5

3. Dh5 Ch6

4. d4 Cc6

5. Bxh6 gxh6

6. Dxf7++

Como fica o duelo após “6. Dxf7++”.


Por último, vale dizer que existe uma outra forma de se anotar partidas. Mas essa é tão complexa que nem a FIDE (Federação Internacional de Xadrez) acha interessante, sendo mais usada a descrita acima.


Mate de Philidor: a única jogada a receber três pontos de exclamação na história do Xadrez.

Bom jogo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário