domingo, 15 de maio de 2016

Antologia “Meu Pequeno Grande Livro” – Regulamento



1. SOBRE O FORMATO DO TEXTO
1.1. O autor é livre para escolher o formato com o qual estiver mais familiarizado. Contudo, quando eu for ler e dar a devolutiva, deixarei no formato ABNT: margens superior e esquerda com 3 cm e direita com 2 cm, além de Arial 12 com espaçamento de 1,5 pt. Aqueles que quiserem já escrever neste formato já estarão dando um adiantamento. De qualquer forma, quem não escrever nele não será penalizado;
1.2. O arquivo precisa estar em .doc ou .rtf para que eu possa editar e comentar. Formato PDF, bloco de notas ou escrito no e-mail não será aceito (e dependendo, será automaticamente reprovado);
1.3. O limite de caracteres é de até 8.000 toques contando os espaços (sem nenhum limite de tolerância). Para aqueles que escrevem textos mais longos, aconselho-os a montar equipes para leitura e avaliação dos seus textos (leitores Beta).

2. SOBRE O TEMA
2.1. O tema contemplará o universo de contos infantis: fábulas, contos de fadas, histórias de cunho realista ou fantástico;
2.2. O cenário pode ser a Terra como conhecemos, uma Terra alternativa, uma versão futurista ou cenários fantásticos (lembrando: trabalhem tais ideias pensando em seus leitores, ou seja, crianças). Como temos pouco espaço para descrição, recomendo que os autores estudem bem a técnica de criação de mundos. Aqui vão duas sugestões:
Artigo de Graciele Ruiz sobre criação de mundos: Clique aqui 
Podcast Nerdcast 435 - Criação de Mundos: Clique aqui
Vídeo de Eric Novello sobre criação de mundos: Clique aqui
2.3. Embora o conto seja um texto de prosa, é permitida a inclusão de poesias curtas (sonetos), em versos simples (redondilha menor) e de rimas simples, sem figuras de linguagem complexas. Um bom exemplo seria se um personagem as usasse para fazer uma charada, como em “o que tem dente, mas não é dentadura / é de ferro, mas não é ferradura?”

3. SOBRE O CONTEÚDO DOS TEXTOS
3.1. Por ser uma antologia infantil, vamos evitar abordagens sobre sexo ou palavras de baixo calão, bem como termos que possam ser interpretados assim;
3.2. Violência, mortes, tragédias e perdas podem ser tratadas DESDE QUE sirvam como exemplos para crianças aprenderem que essas coisas existam e precisam ser superadas.

4. SOBRE A QUANTIDADE DE TEXTOS POR AUTOR
4.1. Cada participante poderá mandar apenas um conto;
4.2. Cada participante pode mandar quantas ideias quiser dos contos que tenha em mente. Tais sinopses podem ser enviadas para davi_paiv@hotmail.com com o título "Meu Pequeno Grande Livro - sinopse".

5. SOBRE A QUANTIDADE DE TEXTOS NA ANTOLOGIA
5.1. Apesar de muitos serem colegas de antologias passadas e outros serem verdadeiros amigos, tenho crianças como público alvo e não posso criar um livro extenso para não afastar leitores. Portanto não poderemos colocar todos os contos que eu receber na antologia. Temos 15 vagas e 3 já estão preenchidas. Uma com um texto de minha autoria e as outras duas com autores convidados: Vitor Paulo Pereira Jr. e Mariza Schröder. Logo, os autores irão concorrer a uma das 12 vagas restantes.

6. SOBRE O PRAZO E O MÉTODO DE ENVIO
6.1. O envio será feito ao meu e-mail pessoal: davi_paiv@hotmail.com. No campo do assunto, vocês irão escrever "Meu Pequeno Grande Livro - Conto para Avaliação" e o arquivo deve ser anexado. No e-mail, coloquem o nome completo de vocês, o nome de autor e data de nascimento;
6.2. O prazo é do dia 01/06/2016 até às 23h59 de 01/10/2016. É um tempo razoável e servirá não só para os autores estudarem como também mandarem seus contos e reescreverem conforme necessário;
6.2.1. Se necessário, o prazo será prorrogado. Todos serão comunicados dentro do grupo de Facebook que será montado para estudos. Seja como for, a tolerância será zero para qualquer desrespeito ao prazo no parágrafo 6.2. ou ao novo. Não aceitarei textos incompletos e não darei nem um minuto a mais para envio.

7. SOBRE PARCERIAS/CROSSOVERS
7.1. É permitido que dois ou mais autores se unam para que seus contos se passem no mesmo cenário/tempo. Só peço que os interessados me comuniquem e discutam suas ideias comigo.

8. SOBRE MÉTODO ORGANIZACIONAL
8.1. Como já informado no parágrafo 6.2.1., será montado um grupo de Facebook para discussão do tema, comunicar novidades do projeto e deixar os autores entrosados e motivados. Para tanto, é necessário que todos me adicionem no Facebook (https://pt-br.facebook.com/davipaivaescritor)

9. SOBRE A EDITORA E TAXAS
9.1. A antologia Meu Pequeno Grande Livro será publicada pela Darda Editora com seu selo para trabalhos infantis, Darda Kids. Maiores informações sobre a mesma podem ser encontradas aqui: http://www.dardaeditora.com.br
9.2. Uma vez aprovado, o autor compromete-se a assinar um contrato, enviá-lo à editora, pagar uma taxa de R$ 70,00, que será usada para revisão, diagramação, impressão e envio do exemplar de autor. Se ele quiser exemplares para venda ou doação, ele poderá comprar com a editora.

10. MATERIAIS PARA ESTUDO
10.1. Estou ciente que muitos autores novos e até alguns veteranos têm dificuldades em entender e assimilar aspectos da escrita. Em minhas antologias, recomendo leituras de livros e artigos além de ouvir podcasts que ajudem os participantes a entenderem detalhes de criação de bons textos, compreensão do que é o gênero conto e materiais sobre o tema.
Para compreender o que é a escrita de modo geral, recomendo:
Blog Bookworm Scientist: Clique aqui
Blog Overshock (quadro "A Oficina"): Clique aqui
Blog Ronize Aline: Clique aqui
KIEFER, Charles. PARA SER ESCRITOR. São Paulo. Leya, 2010;
KOHAN, Silvia Adela. ESCREVER PARA CRIANÇAS. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;
KOHAN, Silvia Adela. COMO ESCREVER DIÁLOGOS. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;
KOHAN, Silvia Adela. COMO NARRAR UMA HISTÓRIA. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;
KOHAN, Silvia Adela. OS SEGREDOS DA CRIATIVIDADE. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;
Podcast 30 min #88 - Qualquer um pode ser escritor?: Clique aqui
Podcast Nerdcast 215 sobre a profissão autor: Clique aqui
Série de livros Book-in-a-box da DVS Editora (ordem de leitura: Mario H. Prado, Nano Fregonese, Camila Piettro, Luiz Carlos Osório e Tony Correia): Clique aqui
VOGLER, Christopher. A JORNADA DO ESCRITOR 2ª Ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2006;

10.2. Para compreender o que é o conto, recomendo:
Artigo "O Conto como Dizem": Clique aqui
GOTLIB, Nádia Battella. TEORIA DO CONTO. São Paulo. Ática, 2004;
MARIA, Luzia de. O QUE É CONTO. São Paulo. Brasiliense, 1992;
MORETTO, Marco Antonio Palermo. ESCREVER CONTOS NÃO É UM BICHO-DE-SETE-CABEÇAS. Rio de Janeiro. Ciência Moderna, 2009;

10.3. Para compreender/estudar o tema, recomendo:
Livros, filmes, jogos, desenhos e seriados infantis.
Blog Ronize Aline - 5 atitudes essenciais para fazer literatura infantil: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Como escrever diálogos para crianças: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Quais são os gêneros da literatura infantil?: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Quer escrever para criança?: Clique aqui
CADERMARTORI, Ligia. O QUE É LITERATURA INFANTIL. São Paulo. Editora Brasiliense, 1987.

10.4. Mais materiais sobre técnica e o tema serão divulgados no grupo de Facebook descrito no parágrafo 8.

11. MATERIAIS PARA ESTUDOS ESPECÍFICOS
11.1. Alguns autores sabem o que é conto, mas não sabem fazer uma boa abertura. Outros fazem bons diálogos, mas colocam Deus ExMachina.
Para ajudar tais pessoas, recomendo os seguintes estudos específicos:
11.2. Para fazer boas aberturas:
Blog Bookworm Scientist - A Maldição do Primeiro Capítulo: Clique aqui
Blog Ronize Aline - 5 formas de escrever uma frase de abertura arrebatadora: Clique aqui
Blog Ronize Aline - 6 coisas que devem constar no início do livro: Clique aqui
Podcast 30 min #06 - 6 grandes inícios de livros: Clique aqui
Revista Bula - Os 15 melhores começos de livros da literatura universal: Clique aqui
11.3. Para fazer boas cenas:
A Oficina #16 - Cena: Clique aqui
Blog Ronize Aline - 10 passos simples que irão melhorar sua cena: Clique aqui
11.4. Para fazer boas descrições:
A Oficina #8 - Descrições:Clique aqui
Blog Ronize Aline - Melhore a descrição de suas cenas: Clique aqui
11.5. Para fazer bons diálogos:
A Oficina #7 - Diálogos: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Como escrever diálogos melhores: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Diálogos: como pontuar corretamente: Clique aqui
11.6. Para EVITAR "Deus Ex Machina", "Cliffhangers" e outras coisas que prejudiquem o conto:
A Oficina #18 - Cliffhangers: Clique aqui
Blog Bookworm Scientist - Deus Ex Machina: Clique aqui
Blog Ronize Aline - 3 erros que dispersam a atenção do leitor: Clique aqui
Podcast 30 min - Deus Ex Machina e outras formas de estragar um livro: Clique aqui
11.7. Para conhecer o plot twist e elaborar um:
Blog Ronize Aline - Plot: o que é e como criar um: Clique aqui
11.8. Para elaborar narrativas com bom uso da técnica do Ponto de Vista:
A Oficina #14 - Ponto de Vista: Clique aqui
Blog Bookworm Scientist - Consequências dos diferentes POVs: Clique aqui
Blog Ronize Aline - Como escolher o ponto de vista: Clique aqui
11.9. Para nomear personagens:
Blog Ronize Aline - Como Escolher Nome de Personagem: Clique aqui
Blog Crítico 6 [sobre RPG, mas o artigo tem qualidade] - 10 Dicas como Dar Nome ao Seu Personagem: Clique aqui
Wikihow: Clique aqui

12. SOBRE OS MÉTODOS DE CORREÇÃO
12.1. Todos os textos passarão por, no mínimo, 3 etapas de correção;
12.1.1. Na correção 1 (C1), o autor manda o seu texto, eu irei lê-lo, fazer comentários usando o recurso de comentários do Word e ainda dar um relatório final do conto e mandá-lo de volta via e-mail. O autor irá reescrevê-lo ou conversar comigo a respeito das correções e vamos procurar chegar a um denominador comum;
12.1.1.1. A C1 não tem previsão de quando acaba. Se eu tiver que revisar um conto duas ou dez vezes, assim o farei. E é recomendável que o autor tenha espírito participativo e aceite corrigir o conto quantas vezes forem necessárias;
12.1.2. Na correção 2 (C2), o conto já aprovado é encaminhado para a Darda Editora que irá corrigir os erros de ortografia, pontuação, acentuação e concordâncias nominal e verbal. O autor irá receber o trabalho via e-mail e irá aprovar ou não a correção, bem como dar sugestões de inclusão de algum termo (não violando o limite no item 1.3. do regulamento) ou mesmo trocas de palavras que ele não usaria;
12.1.3. Na correção 3 (C3), o autor receberá o PDF do miolo do livro em seu e-mail, revisado, diagramado e com os contos dos outros autores. Nesta etapa, ele irá apenas checar se está tudo em ordem. Inclusões, exclusões ou trocas não serão permitidas nesta etapa;
12.1.3.1. Nesta etapa, é recomendável que o autor olhe também o texto de seus colegas. Uma antologia se faz com vários textos e uma boa antologia se faz com trabalho em equipe.
12.2. Para exemplificar, vamos a um exemplo:
C1: “Marcos, parou de atirar e vil seu irmão, descrente de sua própria habilidade, pegar um rifle e dizparar contra o inimigo”. Neste caso, trecho “descrente de sua própria habilidade” é excluído, pois viola o Ponto de Vista de Marcos, que não tem como saber o que o irmão sente/pensa (maiores informações no item 1.7. do regulamento).
C2: “Marcos, parou de atirar e vil seu irmão pegar um rifle e dizparar contra o inimigo”. Aqui, a primeira vírgula seria excluída (não se separa sujeito e verbo na maioria dos casos), a palavra “vil” seria trocada por “viu” e a palavra “dizparar” seria corrigida.
C3: “Marcos parou de atirar e viu seu irmão pegar um rifle e disparar contra o inimigo”. Aqui, o autor só checaria se está tudo em ordem. Se ele quisesse mudar o nome de Marcos ou dizer que o irmão disparou rapidamente, não seria permitido.

13. SOBRE ILUSTRAÇÕES INTERNAS
13.1. O livro contará com ilustrações internas simbolizando o início de cada conto. Os desenhos serão feitos pela Darda Editora e a ilustração será decidida em consenso com o autor, a editora e a minha participação.

14. RECLAMAÇÕES, CRÍTICAS E SUGESTÕES
13.1. Todas as opiniões serão ouvidas se enviadas pelo canal correto: e-mail para davi_paiv@hotmail.com com o título "Meu Pequeno Grande Livro - Reclamação/Crítica/Sugestão".

15. CONSIDERAÇÕES FINAIS
15.1. Essa será a segunda antologia que organizo. Espero que os participantes aprendam o que não souberem, coloquem em prática o que já souberem, se enturmem e realizem uma participação que os traga satisfa

4 comentários:

  1. Ficou bem entendido. Espero que façamos um excelente trabalho e que possamos interagir para o crescimento de todos. Obrigada, Davi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela leitura e futura participação.

      Excluir
  2. Caso o autor queira adquirir mais livros o preço é o mesmo do produto final na livraria. Ou terá algum desconto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Geana. Tudo bem? Espero que sim.
      Positivo. O autor pode adquirir mais quando quiser. A editora faz um preço menor do que o usado para clientes.

      Espero que me adicione no Facebook. Os grupos já foram criados.

      Na dúvida, mande e-mail para mim: davi_paiv@hotmail.com

      Abraços.

      Excluir