domingo, 8 de fevereiro de 2015

Antologia Poderes - edital e regulamento







Já dizia o filósofo que um homem que entra em um rio e é levado por ele até o mar, já não é o mesmo ao voltar para onde mergulhou e nem o rio é o mesmo, pois as águas que o levaram já não são as mesmas.

Organizar uma antologia fará de mim uma nova pessoa. Propor um tema, ditar um regulamento, estabelecer as regras, fazer a avaliação e dar/receber os feedbacks será uma experiência que no final, espero considerar inovadora.

Contudo, não quero ser o único a mudar. O mercado editorial abre concursos sem instruir o autor ao que é o gênero conto, como o tema é retratado, fontes de referência ou estudos sobre o período histórico.

Baseada em minha experiência com o mercado desde janeiro de 2013, propus a alguns amigos a ideia de organizar uma antologia. E confesso que fiquei feliz ao ver que um grande número de amigos aceitou a minha liderança, ao passo que outros se voluntariaram e ainda houve uma parcela que espera pela proposta de tema.


1. SOBRE O FORMATO DO TEXTO


1.1. O autor é livre para escolher o formato com o qual estiver mais familiarizado. Contudo, quando eu for ler e dar a devolutiva, deixarei no formato ABNT: margens superior e esquerda com 3 cm e direita com 2 cm, além de Arial 12 com espaçamento de 1,5 pt. Aqueles que quiserem já escrever neste formato já estarão dando um adiantamento. De qualquer forma, quem não escrever nele não será penalizado;

1.2. O arquivo precisa estar .doc para que eu possa editar e comentar. Formato em PDF não será aceito;

1.3. O limite de caracteres é de até 10 mil toques contando os espaços. Para aqueles que escrevem textos mais longos, aconselho-os a montar equipes para leitura e avaliação dos seus textos (leitores Beta);


2. SOBRE O TEMA


2.1. O tema da antologia será sobre pessoas com habilidades extraordinárias ou poderes no mundo em que vivemos;

2.1.1. Subentenda-se "habilidade extraordinária" qualquer façanha realizada por pessoas no mundo em que vivemos. Podemos colocar como exemplo os esportistas com pré-disposição para a prática que exercem e superam recordes com frequência, bem como pessoas com outras habilidades como grande capacidade de memorização, sentidos aguçados (muito comum em deficientes visuais), imunidade a dor, etc.

2.1.2. Subentenda-se "poderes" qualquer habilidade que a ficção e a fantasia nos oferece: voo, superforça, supervelocidade, telepatia, telecinese, teleporte, etc.

2.1.3. Subentenda-se "mundo em que vivemos" como a Terra em qualquer período histórico ou localidade, desde que bem descritas. Pode ser a Nova York do século XXI, o Brasil na ditadura militar, Japão feudal ou outra localidade/época que vocês possam retratar com eficácia. A meta é aproximar a literatura dos leitores e mostrar que o mundo em que eles vivem pode ser palco de situações que exigem reflexão ou que causem emoção.

2.2. Os indivíduos são livres para usar as habilidades como quiserem. Eles podem ganhar a vida com seus dons, ajudar a sua comunidade ou até mesmo virarem heróis ou criminosos reconhecidos. Exemplos:

2.2.1. Um rapaz percebe que tem uma capacidade sobrenatural de persuasão e vive pedindo aos outros tudo que precisa para viver;

2.2.2. Um idoso adquire o dom de rejuvenescer em alguns minutos e pratica assaltos, voltando a ficar velho para não ser reconhecido;

2.2.3. Um jovem com o poder de controlar máquinas faz saques de caixas eletrônicos de um banco corrupto e distribui o dinheiro com moradores de rua;

2.2.4. Uma garota descobre que consegue curar pessoas e faz de tudo para se tornar médica.

2.3. A forma como as pessoas adquiriram os poderes vai da criatividade de cada um: traumas, treino, habilidade hereditária, manifestação sonâmbula, alucinação com o uso de drogas, etc.;



3. SOBRE O CONTEÚDO DOS TEXTOS


3.1. Os textos podem falar de temas polêmicos ou tidos como tabu como sexo e violência DESDE QUE descritos de forma amena. Um assassinato, por exemplo, pode ocorrer em qualquer conto desde que não seja descrito com detalhes. A mesma ocorreria com uma cena de sexo. Uma coisa é dizer que alguém foi para a cama com uma pessoa. A outra coisa é dizer como foi toda a cena, por exemplo;

3.1.1. Esta medida tem por objetivo tornar o livro passível de ser lido pela maior quantidade possível de público, além de respeitar a ética uma vez que há chances de termos autores menores de idade participando da antologia.

3.2. Palavras de baixo calão serão permitidas. Todavia, poderão ser excluídas se consideradas excessivas e o autor será informado disso nos feedbacks.



4. SOBRE A QUANTIDADE DE TEXTOS POR AUTOR


4.1. Cada participante poderá mandar apenas um texto. Não tenho noção da proporção desse projeto e prefiro não dar passos maiores que as pernas. Será a minha primeira organização e espero fazer um serviço do qual todos possam se orgulhar.

5. SOBRE A QUANTIDADE DE TEXTOS NA ANTOLOGIA

5.1. Algumas antologias são feitas com textos de pessoas muito amigas do organizador, o que deixa claro o favoritismo. Outras incluem o maior número possível de textos para que os cabeças do projeto possam ter o maior lucro possível. Apesar de muitos serem colegas de antologias passadas e outros serem verdadeiros amigos, vou procurar aprovar uma quantidade justa de textos para que possamos ter um trabalho agradável de ser lido.



6. SOBRE O PRAZO E O MÉTODO DE ENVIO


6.1. O envio será feito ao meu e-mail pessoal: davi_paiv@hotmail.com. No campo do assunto, vocês irão escrever "Antologia Poderes - Conto para avaliação" e colocar o assunto. No corpo do e-mail, escrevam o nome de vocês, um documento (pode ser RG ou CPF) e data de nascimento. Menores de idade deverão incluir os dados dos responsáveis (nome completo e um documento).

6.2. O prazo é do dia 01/03/2015 até as 23h59 de 01/09/2015. Como podem ver, é bastante tempo para aquisição de livros de escrita, consulta de material indicado para compreensão do tema e para aqueles que estudam, engloba as férias do meio do ano. E para aqueles que trabalham ou possuem família para cuidar, são seis meses. É um prazo mais que justo para envio e diálogo dos feedbacks;

6.2.1. Dado o prazo, a probabilidade de prorrogação é zero.



7. SOBRE A LISTA DE APROVADOS


7.1. A lista de aprovados sairá em até 90 dias do fim do prazo e será divulgada em minha página pessoal do facebook (Clique aqui), além do blog Detonerds.



8. SOBRE A PUBLICAÇÃO


8.1. Até o momento, não há editoras com quem fiz parceria sobre o projeto. Então quem participar está ciente que vou correr atrás de um lugar legal para publicarmos que aceite o tema, concorde com todas as participações e aceite o meu comando no livro.



9. MATERIAIS INDICADOS PARA LEITURA


9.1. São poucas as editoras que se preocupam em formar os escritores. E também são poucos os organizadores que procuram dar materiais de orientação sobre sua antologia. Então pretendo fazer duas linhas de frente sendo a primeira de materiais para indicação sobre o gênero conto e técnicas de escrita. E a segunda linha é sobre o tema.

9.1.1. Os materiais para estudos sobre técnica de escrita são:

Blog Overshock com a coluna "A Oficina": (Clique aqui)

GOTLIB, Nádia Battella. TEORIA DO CONTO. São Paulo. Ática, 2004;

KOHAN, Silvia Adela. COMO ESCREVER DIÁLOGOS. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;

KOHAN, Silvia Adela. COMO NARRAR UMA HISTÓRIA. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;

KOHAN, Silvia Adela. OS SEGREDOS DA CRIATIVIDADE. Belo Horizonte. Gutenberg, 2013;

MARIA, Luzia de. O QUE É CONTO. São Paulo. Brasiliense, 1992.

MORETTO, Marco Antonio Palermo. ESCREVER CONTOS NÃO É UM BICHO-DE-SETE-CABEÇAS. Rio de Janeiro. Ciência Moderna, 2009;

Nerdcast 215 sobre a profissão autor: (Clique aqui)

Série de livros Book-in-a-box da DVS Editora (ordem de leitura: Mario H. Prado, Nano Fregonese, Camila Piettro, Luiz Carlos Osório e Tony Correia);

Site da autora Ronize Aline: (Clique aqui)
VOGLER, Christopher. A JORNADA DO ESCRITOR 2ª Ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 2006;

9.1.2. Os materiais para estudo da compreensão do tema são:

Akira (anime ou mangá);
Death Note (anime ou mangá);
Dexter (livro ou seriado);
Guerra Civil (HQ da Marvel);
Hancock (filme);
Heróis (filme, também conhecido como Push);
Kick-Ass 1 e 2 (filme ou HQ, sendo que já lançaram a HQ Kick Ass 3);

Nerdcast 298 sobre ficção científica: (Clique aqui)

Rapaduracast sobre heróis: (Clique aqui)

Seriados sobre super-heróis como Heroes, Flash, Arrow e Smallville ou que envolvam situações similares tal qual Arquivo X ou Supernatural;

Watchmen (filme ou HQ);

9.1.2.1. Creio que com tais indicações, os participantes já tenham uma noção daquilo que é esperado. Caso queiram fazer uma pesquisa por conta própria ou procurar seguir outras temáticas interessantíssimas (o preconceito retratado nos filmes e HQs dos X-Men ou a rebelião contra o governo da HQ/filme em desenho animado Batman O Cavaleiro das Trevas), fiquem a vontade.



10. SOBRE RECLAMAÇÕES, CRÍTICAS E SUGESTÕES


10.1. Todas as opiniões serão atendidas se enviadas pelo canal correto: e-mail para davi_paiv@hotmail.com com o título "Antologia Poderes - Reclamação/Crítica/Sugestão". No entanto, não pretendo entrar em discussões acirradas com ninguém. Também tenho o meu ponto de vista a defender.



11. EXPANSÃO DO PROJETO


11.1. Postarei aqui no blog Detonerds alguns artigos sobre o tema poderes, heróis e vilões. Recomendo a todos que acompanhem pelo menos uma vez por mês.

Considerações finais: esse projeto nasceu de uma reação após ser tratado como sou desde 19/1/2013, quando fiz minha primeira publicação, até o dia mais recente em que concluí como é o mercado editorial e o que falta nele. Ou somos parte do problema ou parte da solução.

A minha solução é essa.



Quem topa participar?

Um comentário: