sábado, 3 de outubro de 2015

Por que vale a pena gostar do Wolverine?





Por Davi Paiva
 
       Certa vez, li em uma revista especializada em quadrinhos que o Homem-Aranha era um marco nas HQs por ser o primeiro herói adolescente, ter problemas financeiros, inimigos que deixavam de ser vilões e até mesmo deixava de ser herói.
 
 
                               Wolverine em sua estreia. As coisas mudaram bastante de lá para cá...


 
 
Posso não ser um craque quando o assunto é a época em que cada personagem foi criado. Mas considero o James “Logan” Howlett, vulgo Wolverine, outro marco, pois não foi um personagem criado em uma revista própria (ele estreou em uma revista do Hulk, enviado pelo governo canadense para verificar os estragos causados por uma luta do gigante esmeralda contra o Wendigo), que quase foi cancelado se não fosse pelo mito John Byrne e passou por algumas mudanças (Arma X a Caolho, forma bestial quando teve o adamantium reimplantando pelo vilão Apocalypse, etc.) sem perder o jeito durão, beirando ao anti-heroísmo ou o lado selvagem obrigando-o a se isolar dos X-Men algumas vezes.
 
 
X-Men Giant Size nº 1: Wolverine integra a nova fase.
 
 
 
 
O Wolverine não só fez parte da formação dos X-Men que mais simbolizou a evolução da raça humana pelo mundo (Tempestade: africana; Colossus: russo; Noturno: alemão; Banshee: irlandês; Pássaro Trovejante: índio; Solaris: japonês; Ciclope: americano) como também foi o personagem de origem mais duvidosa: qual era a sua idade? Ele serviu na Segunda Guerra ao lado do Capitão América? Suas garras eram forjadas ou naturais? Qual era o limite para o seu fator de cura? É notável ver como cada roteirista foi colaborando com informações para o próximo ter de onde prosseguir.
 
 
"Origem": amada por uns, odiada por outros e esperada por todos.
 


 
Acredito que se o psiquiatra e psicoterapeuta Carl G. Jung tivesse lido as HQs do Wolverine, iria considerá-lo um arquétipo de aspectos masculinos mais primitivos. Afinal, um homem forte, que bebe, fuma, não se importa em viver na mata caçando ou rastreando, não recusa uma boa briga e ainda arruma tempo para flertar com a mulher de um amigo que acredita não cuidar dela como merece (tudo bem que ele teve outros casos. Todavia, a relação Logan & Jean é muito querida por fãs) pode ser considerado uma faceta admirada por mulheres e que muitos homens querem ser. Quem não queria ser durão de vez em quando e conquistar aquela mulher que namora um cara de quem não gostamos?
 
 

Melhor que a saga Crepúsculo.




 
Wolverine sempre foi uma figura carimbada em jogos e desenhos animados. E apesar das diferenças de estatura entre o personagem com o ator Hugh Jackman (Logan é de baixa estatura ao passo que Jackman possui quase 1,88m), sua caracterização para o cinema foi impecável em termos de conduta e interação com os X-Men. Mesmo filmes ruins como “X-Men Origens: Wolverine” não prejudicam a imagem do ator e não imaginamos outro em seu lugar, tal qual um Homem de Ferro sem Robert Downey Jr.
 
 
 Hugh "Wolverine" Jackman: o novo Christopher Reeve?
 
 



Em resumo, é por isso que vale a pena gostar do Wolverine. Ele representa um pouco do que somos em nossos cotidianos e aquilo que desejamos ser: se às vezes somos perdidos, ao nos encontrarmos, somos implacáveis.

 

Obrigado a todos (as).

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário